format_align_left Sobre a enquete
As crianças americanas costumar vestir fantasias no dia 31 de Outubro, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa, repleta de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros e as casas são enfeitadas com as tradicionais abóboras recortadas em formato de caras e iluminadas internamente com velas. A meninada sai de porta em porta repetindo " Trick-or-Treat" - "Travessuras ou Gostosuras". Divertem-se ganhando doces, balas ou tentando inocentemente assustar as pessoas.

Festa de origem anglo-saxônica, levada para os EUA no século XIX e é essa que chegou até aqui e ficou conhecida como o Dia das Bruxas.

Como brasileiro até hoje adora se americanizar, a cada dia ganha mais força entre os jovens, que promovem festas à fantasia para curtirem a data. Até as crianças na escola a comemoram, sem nem saber o porquê. Não há nenhuma ligação com as nossas raízes culturais.

Na tentativa de valorizar o folclore nacional e diminuir a nossa influência da cultura americana, em 2005 institucionalizaram o dia 31 de Outubro como o Dia do Saci.

A figura do saci vem da mitologia africana que aqui se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, ganhou um cachimbo (herança indígena) e um gorrinho vermelho de influência européia, transformando-se em nosso Saci Pererê. Com toda essa mistura, resultou num moleque brincalhão e travesso que se diverte com animais e pessoas. Gosta de causar transtornos escondendo objetos. Através da cultura oral o mito foi se perpetuando na região interiorana. Foi levado para os grandes centros através da literatura infantil, nas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro lobato. A sua popularização se deu pelo seriado de mesmo nome na televisão e por eventualmente aparecer nos quadrinhos de Maurício de Souza. Só que, nos dias de hoje, o uso do cachimbo não condiz com a figura de qualquer personagem politicamente correto, quanto mais para o público infantil. Além do mais, o dia do folclore já existe - em 22 de Agosto - não justificando portanto a utilização desse personagem para fortalecer uma festa em concorrência ao Halloween.

Fonte:
http://euprecisotecontar.blogspot.com.br/2011/11/halloween-vs-saci-perere.html

31 de Outubro: comemorar Halloween ou dia do Saci Pererê?

Halloween - influência norte-americana
71%
Saci Pererê - folclore brasileiro
14%

"O melhor são os comentários", deixe o seu.

Dagma Kkkkkkkkkkk

schedule Comentado há 9 mêss, 2 semanas

Marcio Marques de Moraes aeee kkk... Saci meu idolo!

schedule Comentado há 9 mêss, 2 semanas